Hoje o meu jantar foi sardinha feita em casa com legumes. Deliciaaa. Aqui sempre compramos a sardinha fresca e mainha prepara na panela de pressão com um pouquinho de sal, vinagre e 1 colher de sopa de óleo, e fica melhor que as enlatadas e bem mais saudável. Ai decidi pesquisar sobre as calorias e benefícios dessa belezinha, e fiquei muito feliz com tudo que li e vim compartilhar com vocês.
Ela contém ácido graxo ômega-3, que reduz o colesterol mau, em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância, garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega-3 em diversos peixes da costa brasileira. E adivinhe... A sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum, confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.
Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. A versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. Só repare em um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate. Evite a primeira opção. Evite as frituras. Temperaturas muito altas degradam o ômega-3.
O QUE É QUE A SARDINHA TAMBÉM TEM
Calorias 164
Fósforo 578 mg
Zinco 1,8 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 438 mg
(em 100 gramas, que equivalem a três unidades).
Nenhum comentário:
Postar um comentário